Treino no Lusitaurus

No próximo Sábado, dia 12 de Março, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura continuará a preparação da temporada, com mais um treino no Centro Hípico e Tauromáquico Lusitaurus, em Montoito...

Ferra na Herdade da Rola 2016

No próximo Sábado, dia 5 de Março o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura regressa ao campo para mais uma ferra de gado na Herdade da Rola...

Festival taurino em Serpa 2016

No próximo dia 26 de Março, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura terá o primeiro compromisso da temporada 2016...

Imagens do treino Ascensão Vaz

No passado dia 20 de Fevereiro, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura deslocou-se à Herdade do Carrapatelo para mais um treino de preparação da temporada 2016...

Corrida inaugural no Campo Pequeno 2016

O Real Grupo de Forcados Amadores de Moura regressa à praça de toiros do Campo Pequeno no próximo dia 14 de Abril para integrar o cartel da corrida inaugural da temporada 2016...

Treino na ganadaria Nuñez

No próximo dia 28 de Fevereiro, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura regressa aos treinos...

Entrega de prémios em Mourão

Realizou-se na noite do passado dia 9 de Janeiro, no Gimnodesportivo da aldeia da Luz, a entrega dos prémios relativos à temporada de 2015 do Núcleo de Amigos e Aficionados do Concelho de Mourão...

Inicio da temporada 2016

No próximo sábado, dia 20 de Fevereiro, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura inicia a temporada em que comemora o 45º aniversário da fundação...

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Corrida do 43º aniversário





No passado dia 13 de Setembro, por ocasião da Feira do Artesanato, tivemos a corrida comemorativa dos 43 anos de História do nosso Grupo.
O ponto de encontro foi no Monte do Senhor José António de Almeida Costa, 4º Cabo da História do nosso Grupo e pai do já retirado forcado João Sousa Costa (Vareta).
Foi em grande ambiente que fomos recebidos na sua casa, com muitas antigas Glorias do nosso Grupo que sempre estão dispostos a ajudar e dar os seus sábios conselhos, pois o apoio deles é muito importante para todos nós. Muito obrigado ao senhor José António Costa e a toda a sua família pela manhã/tarde que proporcionaram a toda a Família do Real.
A corrida era de grande responsabilidade, pois pegávamos em solitário os seis touros, do Cartel faziam parte os cavaleiros Luís Rouxinol, Manel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa que enfrentaram um imponente curro de touros de duas das mais prestigiadas ganadarias do nosso pais, António Silva e Sommer D`Andrade.
Luís Rouxinol, o primeiro da terna de cavaleiros pouco pode fazer ao primeiro de seu lote, um Silva de 540 kg que nunca teve disposto a colaborar com a vontade e raça de Luís Rouxinol.
O escolhido para abrir praça foi o Forcado João Cabrita, brindou ao público da nossa terra, andou sereno para o touro e carregou quando o devia fazer, reuniu bem mas não se conseguiu fechar da melhor maneira o que lhe valeu mais uma tentativa, na sua segunda tentativa o touro não meteu bem a cara e perante uma reunião alta e descomposta do touro o João saiu lesionado. Para a dobra saltou o Carlos Mestre (Cadeiras), forcado que se tem vindo a afirmar de ano para ano e em corridas de responsabilidades e mais uma vez não defraudou, O touro complicou-se e valeram mais 4 tentativas realizadas pelo nosso Cadeiras que sempre cresceu de tentativa para tentativa frente a um touro que tudo fazia para desfeitear todo o grupo. Um grande Olé ao Cadeiras pela sua Raça e Valentia!
O segundo touro da corrida era de Sommer D`Andrade, touro bonito e colaborador, com 520 kg, Manel Telles Bastos teve uma lide acertada.
Para a pega deste touro o escolhido foi o Rui Branquinho (Guirra), O Guirra também brindou as gentes da nossa terra, e num cite calmo e bonito andou para o touro, carregou e numa reunião perfeita fechou-se, executando uma boa pega a primeira tentativa, mostrando o porque da aposta do nosso Cabo no Guirra em corridas de maiores responsabilidades.
O terceiro, lidado pelo João Salgueiro da Costa foi o melhor touro da corrida, também de Sommer D`Andrade com o peso de 480 kg, mostrou-se bastante colaborador com arrancadas prontas e alegres.
O escolhido para concluir a primeira parte da corrida foi o Forcado Xavier Cortegano. O Xavier brindou a pega ao Senhor José António Costa. O Xavier foi para o touro e como já o tinha evidenciado na lide, arrancou-se pronto, aguentou e reuniu bem, resultando numa boa pega também a primeira tentativa.
Para começar a segunda parte da corrida saiu a praça um bem apresentado touro de Sommer D`Andrade, manso mas muito bem lidado pelo Cavaleiro Luís Rouxinol.
O escolhido para a pega foi o Gonçalo Guerreiro "Sali". O Sali tem sido um exemplo de humildade, saber estar, amizade... e teve o presente merecido.
Com um cite bonito e sereno, uma perfeita reunião e grupo a ajudar como se veem poucos, fez a pega mais rija da tarde. Destaque para a grande ajuda do Nosso Lino Almeida.
O 5º touro era o maior da corrida, anunciado com 635 kg e pertencente a António Silva foi pegado pelo Cláudio Pereira (Cassiano). O Cassiano é um exemplo de Valentia, Querer, Amizade e acima de tudo Vontade e Amor pelo nosso grupo, por todos nos e pela arte de bem pegar touros que nem os 1500 km o impede de dar o seu contributo aos amigos e a seu Grupo. Como é hábito no nosso Cassiano realizou uma pega perfeita a 1ª tentativa, numa rija reunião.
Finalmente o ultimo touro da corrida e também de António Silva com o peso anunciado de 620 kg, a dar o exemplo saltou a praça o nosso Cabo, brindou a empresa Verdadeira Festa e fez outra grande pega a primeira tentativa, encerrando assim a corrida e somando mais um triunfo do nosso Grupo.
Obrigado Valter, pelo Grande Cabo, Amigo e Homem que és.
O Jantar decorreu em ambiente de festa e grande amizade como é apanágio no nosso Grupo.
Viva o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura!

Xavier Cortegano

Sem comentários:

Enviar um comentário