segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Corrida do 43º aniversário





No passado dia 13 de Setembro, por ocasião da Feira do Artesanato, tivemos a corrida comemorativa dos 43 anos de História do nosso Grupo.
O ponto de encontro foi no Monte do Senhor José António de Almeida Costa, 4º Cabo da História do nosso Grupo e pai do já retirado forcado João Sousa Costa (Vareta).
Foi em grande ambiente que fomos recebidos na sua casa, com muitas antigas Glorias do nosso Grupo que sempre estão dispostos a ajudar e dar os seus sábios conselhos, pois o apoio deles é muito importante para todos nós. Muito obrigado ao senhor José António Costa e a toda a sua família pela manhã/tarde que proporcionaram a toda a Família do Real.
A corrida era de grande responsabilidade, pois pegávamos em solitário os seis touros, do Cartel faziam parte os cavaleiros Luís Rouxinol, Manel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa que enfrentaram um imponente curro de touros de duas das mais prestigiadas ganadarias do nosso pais, António Silva e Sommer D`Andrade.
Luís Rouxinol, o primeiro da terna de cavaleiros pouco pode fazer ao primeiro de seu lote, um Silva de 540 kg que nunca teve disposto a colaborar com a vontade e raça de Luís Rouxinol.
O escolhido para abrir praça foi o Forcado João Cabrita, brindou ao público da nossa terra, andou sereno para o touro e carregou quando o devia fazer, reuniu bem mas não se conseguiu fechar da melhor maneira o que lhe valeu mais uma tentativa, na sua segunda tentativa o touro não meteu bem a cara e perante uma reunião alta e descomposta do touro o João saiu lesionado. Para a dobra saltou o Carlos Mestre (Cadeiras), forcado que se tem vindo a afirmar de ano para ano e em corridas de responsabilidades e mais uma vez não defraudou, O touro complicou-se e valeram mais 4 tentativas realizadas pelo nosso Cadeiras que sempre cresceu de tentativa para tentativa frente a um touro que tudo fazia para desfeitear todo o grupo. Um grande Olé ao Cadeiras pela sua Raça e Valentia!
O segundo touro da corrida era de Sommer D`Andrade, touro bonito e colaborador, com 520 kg, Manel Telles Bastos teve uma lide acertada.
Para a pega deste touro o escolhido foi o Rui Branquinho (Guirra), O Guirra também brindou as gentes da nossa terra, e num cite calmo e bonito andou para o touro, carregou e numa reunião perfeita fechou-se, executando uma boa pega a primeira tentativa, mostrando o porque da aposta do nosso Cabo no Guirra em corridas de maiores responsabilidades.
O terceiro, lidado pelo João Salgueiro da Costa foi o melhor touro da corrida, também de Sommer D`Andrade com o peso de 480 kg, mostrou-se bastante colaborador com arrancadas prontas e alegres.
O escolhido para concluir a primeira parte da corrida foi o Forcado Xavier Cortegano. O Xavier brindou a pega ao Senhor José António Costa. O Xavier foi para o touro e como já o tinha evidenciado na lide, arrancou-se pronto, aguentou e reuniu bem, resultando numa boa pega também a primeira tentativa.
Para começar a segunda parte da corrida saiu a praça um bem apresentado touro de Sommer D`Andrade, manso mas muito bem lidado pelo Cavaleiro Luís Rouxinol.
O escolhido para a pega foi o Gonçalo Guerreiro "Sali". O Sali tem sido um exemplo de humildade, saber estar, amizade... e teve o presente merecido.
Com um cite bonito e sereno, uma perfeita reunião e grupo a ajudar como se veem poucos, fez a pega mais rija da tarde. Destaque para a grande ajuda do Nosso Lino Almeida.
O 5º touro era o maior da corrida, anunciado com 635 kg e pertencente a António Silva foi pegado pelo Cláudio Pereira (Cassiano). O Cassiano é um exemplo de Valentia, Querer, Amizade e acima de tudo Vontade e Amor pelo nosso grupo, por todos nos e pela arte de bem pegar touros que nem os 1500 km o impede de dar o seu contributo aos amigos e a seu Grupo. Como é hábito no nosso Cassiano realizou uma pega perfeita a 1ª tentativa, numa rija reunião.
Finalmente o ultimo touro da corrida e também de António Silva com o peso anunciado de 620 kg, a dar o exemplo saltou a praça o nosso Cabo, brindou a empresa Verdadeira Festa e fez outra grande pega a primeira tentativa, encerrando assim a corrida e somando mais um triunfo do nosso Grupo.
Obrigado Valter, pelo Grande Cabo, Amigo e Homem que és.
O Jantar decorreu em ambiente de festa e grande amizade como é apanágio no nosso Grupo.
Viva o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura!

Xavier Cortegano

Sem comentários:

Enviar um comentário